Programa “Maranhão Sem Queimadas” realiza ação no IFMA, campus de Pinheiro (MA)

O evento foi direcionado, principalmente à agricultura familiar e aos trabalhadores rurais. Representantes de vários municípios estiveram presentes para a disseminação das orientações. 

A reunião aconteceu nesta terça-feira (08) no auditório do Instituto Federal do Maranhão, no campus de Pinheiro. O programa “Maranhão Sem Queimadas”, do governo do Estado, é uma campanha de combate às queimadas e de alerta aos focos de calor, que vêm sendo registrados nos últimos meses em várias regiões do país. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só no Maranhão já foram registrados mais de 2.000 focos de queimadas. É o Estado que ocupa o 1º lugar nesse ranking em todo o nordeste.

A ação teve como objetivo apresentar tecnologias alternativas ao uso do fogo na agricultura e as novas medidas tomadas pelo governo estadual em relação às queimadas.

Decretos

Os decretos apresentados foram o do governo Do Maranhão, de Nº 35.122, publicado em 26 de agosto deste ano, pelo governador Flávio Dino, em que ele diz:

“Considerando que o Maranhão integra a Amazônia Legal, e visando prevenir situações críticas a queimadas, editei agora Decreto proibindo o uso de fogo para limpeza de áreas.”- anunciou o governador.

O do governo federal foi publicado dois dias depois pelo presidente Jair Bolsonaro, em ele que pede a suspensão da permissão do emprego do fogo no território nacional, em um prazo de 60 dias.

As orientações do corpo de bombeiros também fizeram parte de um conjunto de direcionamentos em casos de emergência e de como agir nos setores agrícolas.

Comente a publicação
Gostou? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ganhe premios

Preencha o Cadastro Abaixo para Receber Dicas de Emprego, Negócios, Promoções, Descontos, Shows e Muito Mais!




    Leia também