MEC suspende início das inscrições para o Prouni na última segunda-feira (27)

O cronograma previa que as inscrições teriam início nesta terça-feira (28).

 

O início das inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) foi suspenso pelo Ministério da Educação na última segunda-feira (27). O governo ainda não estipulou uma nova data. A decisão foi tomada após o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3° Região hastear a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com o MEC, o cronograma do Sisu e do ProUni, ambos programas de ingresso ao ensino superior, só serão divulgados após uma decisão final da justiça.

O Sisu oferta vagas em instituições públicas de ensino superior. Já o ProUni oferta bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior, mas ambos utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como foi comprovado que houve falha na correção das provas de alguns candidatos, a justiça atendeu o pedido da Defensoria Pública da União (DPU), de suspender a divulgação dos resultados. A ideia é não comprometer a transparência e a exatidão do procedimento que da acesso as vagas.

Ao pedir a revisão das provas, a DPU esperava que houvessem alterações nos resultados finais de todos os candidatos. E essa alteração, ainda que minúscula, poderia fazer a diferença para conseguir ou não a tão sonhada vaga no curso que o estudante almeja.

Segundo o Ministério, a decisão judicial e a paralisação do Sisu não afeta a consulta às bolsas, já que o procedimento seria “meramente informativo”. As inscrições, entretanto, seguem suspensas até que o Sisu seja liberado.

“Os cronogramas definitivos dos programas de acesso à Educação Superior serão publicados após decisão final da justiça, tendo em vista que o resultado do Sisu é condição necessária para inscrição no Prouni e no Fies”, afirmou o MEC nesta segunda.

 

Por Luciana Ramalho 

Comente a publicação
Gostou? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ganhe premios

Preencha o Cadastro Abaixo para Receber Dicas de Emprego, Negócios, Promoções, Descontos, Shows e Muito Mais!




    Leia também