Márcia Barbosa está na lista das sete mulheres que ajudaram a revolucionar o mundo

Márcia Barbosa, tem como principal objetivo a busca da igualdade para mulheres em áreas do Stem.

 

 

Márcia Barbosa é formada em física, especializada em estruturas complexas da molécula de água. De acordo com ela, as anomalias da molécula podem ajudar a combater a escassez de água doce. A brasileira desenvolveu uma série de modelos de propriedade da água que melhorar a compreensão sobre uma ampla variedade de tópicos. Entre eles, como se desenvolvem os terremotos, como a energia é gerada e a forma mais eficaz de tratar doenças. Em 2013, Márcia recebeu o prêmio L’Oréal para mulheres na ciência.

Por muito tempo, as áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, ou Stem (sigla em ingles) como são conhecidas, foram marcados por preconceito de gênero. O acesso desigual à educação tecnológica, afastou diversas mentes femininas em áreas como essas. Márcia Barbosa, tem como principal objetivo a busca da igualdade para mulheres em áreas do Stem. Ela foi responsável por organizar diversas conferências  sobre mulheres no ramo da física, também por, escrever artigos sobre diversidade geográfica e de gênero, e por fim, ministrou seminários que examinaram a falta de mulheres atuando no ramo.

Veja as outras 6 mulheres

  • Tu Youyou
  • Kiara Nirghin
  • Katherine Johnson
  • Marie Curie
  • Segenet Kelemu
  • Maryam Mirzakhani

A contribuição é destacada através da ONU Mulher, criada em 2010 para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos humanos das mulheres e segue o legado de duas décadas do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a mulher (UNIFEM) .

 

Por Luciana Ramalho

Comente a publicação
Gostou? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ganhe premios

Preencha o Cadastro Abaixo para Receber Dicas de Emprego, Negócios, Promoções, Descontos, Shows e Muito Mais!




    Leia também