Maranhão registra novos casos de sarampo

Foram registrados mais dois casos no último domingo (27).

Após novos registros de sarampo, o Maranhão totalizou seis casos da doença. Os portadores são: uma criança, de um ano, moradora do município de Lima Campos, e um homem, 32 , vindo de São Paulo. Em ambos os casos, nenhuma das vítimas estavam vacinadas.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus Measles morbivilivirus.  Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, em alguns casos, superior a 40 °C, tosse, corrimento nasal, olhos inflamados e manchas pelo corpo.

A superintendente de Epidemologia e Controle de Doenças da SES, Léa Márcia Costa, faz um apelo para  que a população se sensibilize e comece a se vacinar.

“Em todos os casos confirmados, até o momento, em comum entre eles o fato que todos estavam com a carteira vacinal desatualizada. Portanto, pedimos que as pessoas procurem os postos de saúde para serem imunizadas. Todos os municípios têm recebido apoio do Governo do Estado nas suas ações de vigilância, com oferta de treinamento dos profissionais de saúde para resposta rápida do sarampo”.

Os quatro casos precedentes foram registrados nos municípios de Vitorino Freire, Lago da Pedra, São Luís e  Caxias. A vigilância Epidemólogica destes locais realizaram ações de bloqueio, com imunização direta.

A Secretária de Saúde do Estado promoveu duas palestras para sensibilização sobre os sinais, sintomas e maneiras de profilaxia. Além da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, foram realizadas outras atividades para atualizar os dados de controle da doença.

Vacinação

A Campanha de Vacinação foi dividida em duas etapas: a primeira está marcada para os dias 07 e 25 de outubro, com ênfase as crianças de seis meses e  menores de 5 anos de idade. A segunda etapa, prevista para os dias 18 e 30 de dezembro, com foco na faixa etária dos 20 a 29 anos de idade.

Comente a publicação
Gostou? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ganhe premios

Preencha o Cadastro Abaixo para Receber Dicas de Emprego, Negócios, Promoções, Descontos, Shows e Muito Mais!




    Leia também