Maranhão recebe mais 49.500 doses da vacina contra a Covid-19

Lote chegou no início da tarde no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. Segundo o governo do Maranhão, as doses serão usadas para imunizar 8% dos profissionais da saúde e idosos de 85 a 89 anos.

O Maranhão recebeu, no início da tarde desta quarta-feira (24), 49.500 doses da vacina Oxford/AstraZenca contra a Covid-19. O lote chegou ao estado em um voo da Latam, por volta das 12h30, no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o novo lote será destinado para vacinar 8% dos trabalhadores da saúde e idosos de 85 a 89 anos.

Ao G1, a pasta informou que começou a distribuição das doses da vacina ainda na tarde desta quarta-feira, quando repassou 9.162 doses do imunizante para São Luís. Na quinta-feira (25), as vacinas serão entregues aos três municípios da Região Metropolitana (Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar) e, na sexta-feira (26), para os demais municípios.

Mais de 49 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegam ao Maranhão nesta terça-feira (24). — Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde (SES)

Após o recebimento do lote as caixas seguiram, sob escolta da Polícia Federal, do aeroporto até a Rede de Frio do Estado, onde devem ficar armazenadas até serem distribuídas. Este é a segundo lote da vacina Oxford/AstraZeneca que chega ao Maranhão. Em 24 de janeiro, o estado havia recebido 48.500 doses do imunizante.

O Ministério da Saúde informou que as doses da vacina de Oxford entregues correspondem todas à primeira aplicação – porque a segunda dose só será aplicada 12 semanas após a primeira. Ambas as vacinas são aplicadas em duas doses.

CoronaVac

Pelo cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde, o Maranhão deve receber ainda 29.600 doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. Segundo o governo do Maranhão, as doses devem chegar na quinta-feira (25) ao estado.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que os estados deverão reservar a segunda dose da CoronaVac para garantir que ela seja aplicada de 2 a 4 semanas depois da primeira.

Vacinação no Maranhão

Até a noite de terça-feira (23), o Maranhão já havia aplicado 167.699 doses de vacinas contra a Covid-19. A informação é resultado de uma parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.

Das doses aplicadas, 130.996 foram na primeira dose, o que corresponde a 1,84% da população vacinada. Já a segunda dose, foi aplicada em 36.673 pessoas, ou 0,52%.

De acordo com o governo do Maranhão, desde o início da campanha de vacinação, o estado já recebeu 356.040 doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 258.040 foram da CoronaVac, enviadas em 3 lotes, e 98.000 da vacina de Oxford/AstraZeneca, enviadas através de dois lotes.

Campanha em São Luís

A expectativa, é que com a chegada da vacina, a campanha de vacinação seja retomada em breve em São Luís. A capital maranhense paralisou a imunização em 18 de fevereiro, após o fim do estoque da vacina. A imunização seguiu para quem precisava tomar a 2ª dose da CoronaVac.

Comente a publicação
Gostou? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ganhe premios

Preencha o Cadastro Abaixo para Receber Dicas de Emprego, Negócios, Promoções, Descontos, Shows e Muito Mais!




    Leia também