IFMA, campus de Pinheiro (MA), realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A 16° Semana Nacional de Ciências e Tecnologia fez parte de todos os institutos do país.

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem como objetivo aproximar a ciência e a tecnologia. A ideia é criar uma linguagem acessível para a população. Em Pinheiro (MA), a cada canto do campus os alunos interagiam com os projetos planejados pela equipe da escola.

Neste ano, o tema abordado pela SNCT, em Caxias (MA) foi “Bio-Economia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, objetivando o desenvolvimento sustentável através da bio-economia.

Para César Henrique Lima, presidente da Comissão Organizadora, é um trabalho cansativo, mas satisfatório para todo o corpo docente. Os alunos confeccionaram puffs com garrafa pet.

O aluno Gustavo Ramos diz que é um imenso prazer participar da Semana Nacional  de Ciências e Tecnologia.

” Nós juntamos o útil ao agradável , pois ao mesmo tempo que aprendemos, também ajudamos o meio ambiente. A ideia de fazer puff com garrafas pet veio com a necessidade de transformar em objeto, um material que tanto demora se degradar no meio ambiente (garrafa pet). É uma troca muito boa!”.

Ainda sobre a perspectiva de reaproveitamento, os alunos produziram acessórios com materiais que poderiam ir para o lixo. Um exemplo desses materiais foi a escama de peixe e restos de malha que, normalmente, são descartados.

Luzimar Ferreira, professora do curso de administração, ao recriar um trocadilho muito famoso, utiliza “pequenas escamas, grandes negócios” para explicar o trabalho que ela e seus alunos estão fazendo.

“Foi desenvolvido pelos alunos, a marca “Isca Fish” e hoje colocamos essa ideia em prática.”

O campus de Pinheiro (MA), também fez uma parceria com o Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), com a realização de projetos que ficaram expostos em forma de estandes.

Nedson Coelho,  coordenador de Ciência e Tecnologia do IEMA, fala sobre a importância desta semana para a grade curricular de todos os alunos.

” Participar de um evento como este é extraordinário, pois possibilita nossos estudantes ampliarem o conhecimento acadêmico, que já é discutido em sala de aula”.

É um momento de extrema importância para o Instituto, onde a ciência, a pesquisa e a investigação são exploradas de maneira dinâmica.

Comente a publicação
Gostou? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ganhe premios

Preencha o Cadastro Abaixo para Receber Dicas de Emprego, Negócios, Promoções, Descontos, Shows e Muito Mais!




    Leia também