Especialistas alertam para o combate à Hanseníase no mês de janeiro

A Hanseníase é uma doença que tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita.

 

 

Os principais sintomas são: manchas na pele com alteração da sensibilidade térmica, comprometimento neural, dor, sensação de choque, fisgadas ao longo dos nervos, nódulos e inchaços no corpo. A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, e antigamente era conhecida como “lepra”. Para chamar atenção da sociedade, na busca da prevenção e tratamento, a Secretaria de Estado da Saúde promoveu o dia “D” de combate a doença.

 

O evento aconteceu no Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, em alusão ao janeiro roxo.

“É de suma importância trazer a sociedade para primeiro tomar conhecimento, e tentar quebrar o preconceito que ainda existe com a hanseníase. Aqui no Maranhão, somos referencia e através desse dia “D”, nós estamos fazendo o tratamento com a equipe de enfermagem. Para fazer o atendimento, é só apresentar o cartão do SUS, carteira de identidade”, disse Aline Almeida, diretora Administrativa do hospital Genésio Rêgo.

O diagnóstico precoce e adesão ao tratamento são as principais estratégias para interromper a cadeia de transmissão, diminuindo o número de casos. No Maranhão, de janeiro a dezembro foram registrados mais de 10 mil casos, mais de 10%  em crianças.

“Nós temos anualmente, uma média de 3 mil casos notificados, então nós tivemos sim uma redução em relação aos últimos 5 anos”, disse Maria Raimunda Mendonça diretora do Programa de Controle de Hanseníase .

A hanseníase é causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. E pode ser curada com 6 a 12 meses de terapia com vários medicamentos. O tratamento precoce evita deficiência.

 

Como é a propagação?

Por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro).

 

Por Luciana Ramalho

Comente a publicação
Gostou? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ganhe premios

Preencha o Cadastro Abaixo para Receber Dicas de Emprego, Negócios, Promoções, Descontos, Shows e Muito Mais!




    Leia também