Entenda o dia 20 de novembro; Consciência Negra

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra.

O dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Em 2003, foi criado como efeméride incluída no calendário escolar, até ser oficialmente instituída no âmbito nacional mediante a lei 12.519/2011.

Feriado

Sendo feriado em mil cidades em todo o país e nos Estados de  Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.

Em Estados que não aderiram à lei a responsabilidade é da Câmara de vereadores que decide se haverá o feriado no município.

O mortório é dedicado para a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído a morte de Zumbi de Palmares, em 1965. Zumbi foi um dos maiores lideres negros do Brasil, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

O Dia da Consciência Negra, dentre outras coisas suscita questões sobre racismo, descriminação, desigualdade social.

Contexto histórico

As comemorações de 20 de novembro surgiram na metade dos anos 1970, no âmbito das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. O idealizador da Consciência Negra foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira.

Silveira foi um dos criadores do grupo Palmares, que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira.

A data inicial a ser escolhida era 13 de maio para o povo negro, mas em uma publicação feita pela editora Abril, a nova data ficou definida para 20 de novembro.

Comente a publicação
Gostou? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ganhe premios

Preencha o Cadastro Abaixo para Receber Dicas de Emprego, Negócios, Promoções, Descontos, Shows e Muito Mais!




    Leia também