ENEM: tema inesperado; vazamento da prova; saiba tudo sobre o primeiro dia

Os candidatos que realizaram a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio ficaram surpresos por não ter sido abordados temas como, evasão escolar, meio ambiente, etc.

 

O tema utilizado na redação do ENEM no ano de 2019 foi a ‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’. Os professores acharam a prova e o tema de fácil compreensão, mas  faltam recursos e políticas que acolham o problema citado.

O Exame Nacional do Ensino Médio ocorreu sem nenhum problema grave e teve inúmeras histórias de superação.

Horário de verão

Mesmo com o cancelamento do horário de verão, houveram”bugs” nos celulares em alguns lugares do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, os relógios estavam uma hora adiantados. O google alertou na sexta-feira (01) que os usufrutuários deveriam desligar a atualização automática.

Vazamento

Por volta das 15h foi divulgada uma foto da prova, onde continha informações sobre o tema da redação. Segundo informações disponibilizadas pelo INEP, o vazamento aconteceu em Pernambuco através de um aplicador de prova. O ministro da Educação,  Abraham Weintraub informou que o fiscal deverá responder judicialmente.

 

“(…) Agora ele vai ter que responder na Justiça. Vamos pegar essa pessoa e vamos atrás dela”.

O ENEM é conhecido todos os anos por trabalhar diretamente com questões de interpretação de texto, e este ano essa característica foi ainda mais marcante. Para o professor Glauco Pinheiro, as questões foram de fácil compreensão e se fossem bem analisadas, as respostas estavam todas nos imensos textos. As provas de geografia foram consideradas pobres em relação à imagens, segundo a professora Marilu Mendes.

 

Comente a publicação
Gostou? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ganhe premios

Preencha o Cadastro Abaixo para Receber Dicas de Emprego, Negócios, Promoções, Descontos, Shows e Muito Mais!




    Leia também