Divulgada data oficial do resultado do ENEM 2019: Veja como usar a nota

A informação foi divulgada na última quarta-feira (18).

 

 

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), será divulgado no dia 17 de janeiro em 2020 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os estudantes podem consultar sua nota através da ‘Pagina do Participante’.

Os documentos necessários serão CPF e senha.

Para quem não concluir o ensino médio em 2019, os resultados sairão em março de 2020.

 

Como usar a nota do ENEM

A nota do ENEM é usada para os estudantes ingressar em uma faculdade, seja ela pública ou privada e concorrer a uma bolsa integral ou parcial no Programa Universidade para Todos (ProUni) ou ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Maneiras de usar a nota do ENEM

SISU

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus.

Ingresso Direto

Para isso, o estudante não precisa realizar provas nem pagar taxas, apenas se inscrever no site ou diretamente na instituição de interesse e aguardar o resultado da seleção. O requisito inicial é não ter zerado a prova do ENEM desde 2010.

ProUni

O estudante que estiver de olho em instituições privadas de ensino superior pode concorrer a bolsas integrais (100%) e parciais (50%) por meio do ProUni.

Fies 

Com a nota do Enem, o candidato também pode concorrer a uma vaga pelo Fies. O programa está dividido em duas modalidades: juros zero a quem mais precisa (renda familiar de até três salários mínimos por pessoa) e escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Enem Portugal

Nesse caso, o convênio é formado através do Inep. Os resultados individuais no exame podem ser usados nos processos seletivos de 47 instituições portuguesas.

 

Vale ressaltar que, os interessados na revalidação dos diplomas no Brasil ficam sujeitos à legislação brasileira.

Comente a publicação
Gostou? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ganhe premios

Preencha o Cadastro Abaixo para Receber Dicas de Emprego, Negócios, Promoções, Descontos, Shows e Muito Mais!




    Leia também