Complexo do Bumba meu boi do Maranhão foi consagrado patrimônio histórico

A nomeação foi realizada em Bogotá, na Colombia, na última quarta-feira (11).

A celebração foi reconhecida por unanimidade, e com glamour, pelo Comitê Intergovernamental para Salvaguarda da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“O Bumba Meu Boi maranhense constitui um complexo cultural que compreende uma variedade de estilos, multiplicidade de grupos e, principalmente, porque estabelece uma relação intrínseca entre a fé, a festa e a arte, fundamentada na devoção aos santos juninos, nas crenças em divindades de cultos de matriz africana e na cosmogonia e lendas da região”.

Segundo Hermano Queiroz, diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI-Iphan), o Bumba meu boi ‘é uma das manifestações mais importantes do país e agora também de toda humanidade’. O Complexo do Bumba Meu Boi Maranhão recebeu em 2011 reconhecimento nacional e, um ano depois, foi solicitada a inscrição na lista representativa da Unesco.

A incursão na lista da Unesco fortalece as ações já desenvolvidas pela comunidade e busca promover mais ações de educação patrimonial, realizar nova documentação, além de ampliar pesquisas e valorização do bem cultural.

Comente a publicação
Gostou? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ganhe premios

Preencha o Cadastro Abaixo para Receber Dicas de Emprego, Negócios, Promoções, Descontos, Shows e Muito Mais!




    Leia também