AGED-MA interdita área onde seria realizada vaquejada no Maranhão

O veto aconteceu após denúncias anônimas realizadas, informando onde o evento aconteceria.

 

No último final de semana, a Agência Estadual de Defesa a Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), interditou um parque agropecuário, localizado em São José de Ribamar. No local, seria realizada uma festa de vaquejada. A AGED lacrou os portões do parque, onde já estava tudo preparado para a realização da festa. A interdição aconteceu após uma denúncia anônima, informando  que o evento seria realizado no local.

De acordo com o a AGED, a ação do órgão foi preventiva, afim de evitar aglomerações desnecessárias e futuros risco de contagio da covid-19.  Essa já é a segunda ação da AGED que impede a realização de eventos agropecuários que poderiam causar aglomerações  e apresentar riscos sanitários diante do cenário de pandemia. A primeira acão, foi realizada no dia 21 de agosto, também através de denúncias anônimas.

Com o apoio do 13° Batalhão da Policia Militar e a Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão (Suvisa), a AGED  fiscalizou e notificou o proprietário de um parque de shows, no povoado São Braz dos Macacos, em São José de Ribamar.

A Portaria n° 55 de 17 de agosto de 2020, que liberou eventos de pequeno porte, como festas de aniversários, jantares, batizados, bodas, casamentos, confraternizações, eventos científicos e afins, não engloba as atividades de cunho esportivo ou competitivo, como a vaquejada, por exemplo. Ainda de acordo com a legislação vigente, esse tipo de evento necessita de autorização da AGED para sua realização, conforme portaria específica que regulamenta os eventos agropecuários no Estado. Juntamente com parlamentares e membros da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), a AGED já realizou reunião para definir os protocolos sanitários necessários para que haja a liberação dos eventos agropecuários no Maranhão.

Coronavírus no Maranhão

Nesta segunda-feira (31), o Maranhão chegou a 151.615 casos, 3.446 mortes e 140.528 recuperados do novo coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Foram contabilizados 403 novos casos e 10 mortes pela doença nas últimas 24 horas. Dos novos registros, 94 estão localizados na Grande Ilha (São LuísSão José de RibamarPaço do Lumiar e Raposa), 30 em Imperatriz e 279 nos demais municípios do estado.

Por Luciana Ramalho 
Comente a publicação
Gostou? Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Ganhe premios

Preencha o Cadastro Abaixo para Receber Dicas de Emprego, Negócios, Promoções, Descontos, Shows e Muito Mais!




    Leia também